A Nasa revelou um mosaico das primeiras imagens capturadas pelo revolucionário Telescópio Espacial James Webb. A foto representa os estágios iniciais dos 18 segmentos de espelho principais do telescópio, alinhados adequadamente, antes do telescópio atingir seu potencial total.
+“Não vou fazer mais do que isso”, diz Jade Picon após beijo com Paulo André no BBB 22
+ Novo recurso do Instagram avisa o usuário quando é hora de dar uma pausa no aplicativo
+ Nasa irá distribuir até US$ 1 milhão por ideias para alimentar astronautas no espaço
+ Mulher diz ter sido praticamente estuprada no metaverso do Facebook
Os 18 pontos de luz que aparecem na imagem representam uma mesma estrela, vista por um segmento de espelho primário diferente. Ela é conhecida como HD 84406. A luz coletada de cada segmento do espelho primário foi refletida de volta para o espelho secundário do Webb.
A imagem foi capturada logo após o telescópio completar sua jornada de mais de 1,5 milhão de quilômetros. Segundo a NASA, o que parece ser uma simples imagem de luz estelar borrada, agora é a base para alinhamento e foco do telescópio e, para que Webb, no futuro, forneça imagens sem precedentes do universo.
Os espelhos de US$ 10 bilhões ainda precisam ser meticulosamente alinhados, os detectores infravermelhos suficientemente resfriados e os instrumentos científicos calibrados antes que as observações possam começar em junho deste ano.
O telescópio permitirá aos astrônomos olhar ainda mais para trás no tempo, desde quando as primeiras estrelas e galáxias estavam se formando, há 13,7 bilhões de anos. Espera-se que o Webb opere por mais de uma década, talvez duas.